Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

FMI eleva previsão de crescimento global para 3,1% em 2026

FMI eleva para 3,1% a previsão de crescimento global em 2026, impulsionada por investimentos em inteligência artificial.

Compartilhe
WhatsApp

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou de 3% para 3,1% a previsão de crescimento da economia global em 2026, segundo relatório divulgado em 13 de outubro de 2026 durante as reuniões anuais do Fundo e do Banco Mundial, em Bangcoc. O avanço dos investimentos em inteligência artificial (IA) compensou parte dos efeitos da guerra no Oriente Médio e da alta dos preços da energia.

Para 2027, o FMI manteve a projeção de expansão global em 3,4%. A estimativa para 2026, porém, continua abaixo do crescimento de 3,5% registrado em 2025.

O Fundo atribui a melhora principalmente aos investimentos em infraestrutura de IA. Países que desenvolvem plataformas e fornecem equipamentos para essa indústria, como Coreia do Sul, Malásia, México e Tailândia, tiveram suas perspectivas beneficiadas.

As vendas internacionais de produtos ligados à IA cresceram 29% entre 2023 e 2025, segundo o relatório. No mesmo período, o comércio global avançou 8,3%; sem os produtos relacionados à tecnologia, o crescimento teria sido de 4,6%.

A economista-chefe do FMI, Silvana Tenreyro, afirmou que a economia mundial permanece resiliente, mas está próxima do limite. Entre os riscos citados estão o prolongamento da guerra no Oriente Médio, a alta dos juros dos títulos públicos, eventos climáticos extremos associados ao El Niño e uma possível revisão das expectativas de retorno dos investimentos em IA.

O FMI também apontou aumento da desigualdade entre países beneficiados pelo avanço da tecnologia e aqueles que ficaram fora das cadeias produtivas ligadas à IA. Desde abril, o Fundo reduziu as projeções de crescimento para 47% das economias analisadas.

Para os Estados Unidos, a previsão é de crescimento de 2,3% em 2026 e em 2027. Na zona do euro, a estimativa para 2026 subiu de 0,9% para 1,1%, enquanto a projeção para o Reino Unido avançou para 1,3%.

O FMI prevê crescimento de 4,5% para a China em 2026 e de 4% em 2027. Para a Índia, a estimativa é de expansão de 7% nos dois anos. A inflação global deve ficar em 4,7% em 2026 e recuar para 4,1% em 2027.

As projeções consideram a reabertura do Estreito de Ormuz em março de 2027 e a normalização do transporte marítimo até outubro do mesmo ano. Em um cenário de agravamento do conflito, com o petróleo a US$ 130 por barril no primeiro trimestre de 2027, o crescimento global seria menor e a inflação subiria.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, alertou que a economia mundial está cada vez mais dependente da tecnologia. O Fundo também defendeu que os governos recomponham as contas públicas e apresentem planos de médio prazo para manter a dívida em níveis sustentáveis.

Fonte: g1

Leia também