A votação dos brasileiros que vivem no Japão foi encerrada às 5h deste domingo (25), no horário de Brasília, equivalente a 17h no horário local. No segundo turno, o processo em Tóquio transcorreu com rapidez, segundo relatos ouvidos pelo GLOBO.
O estudante brasileiro Daniel Wassano, morador de Tóquio, afirmou que votou às 16h no horário local, quando o local estava vazio. Segundo ele, não houve problemas e os mesários o reconheceram do primeiro turno.
Na primeira etapa da eleição, Wassano havia relatado filas nos locais de votação no início da manhã, o que tornou o processo mais demorado.
A votação no exterior termina apenas na noite deste domingo, no Canadá. Por causa dos fusos horários, o processo se estende por mais de 29 horas.
Ao todo, 918.911 eleitores brasileiros aptos a votar no exterior estão distribuídos em 1.361 seções eleitorais e 1.407 urnas eletrônicas instaladas em 134 países. Para uma seção ser instalada fora do Brasil, é necessário haver ao menos 30 eleitores aptos na localidade.
Em 2022, 697.078 eleitores estavam registrados para votar no exterior, mas 43,6% compareceram às urnas no primeiro turno.
Fonte: O GLOBO