Ir para o conteúdo

domingo, 25 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ESPORTES

Morre Dadá Figueiredo, pioneiro do surfe radical no Brasil

Dadá Figueiredo, pioneiro do surfe radical e das manobras inspiradas no skate, morre aos 61 anos após complicações de uma pneumonia.

Compartilhe
WhatsApp

O surfista e shaper Dávio Correia Figueiredo, conhecido como Dadá Figueiredo, morreu aos 61 anos no sábado, 24 de outubro, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Nascido no Rio de Janeiro, ele marcou o surfe brasileiro nas décadas de 1980 e 1990 ao incorporar manobras inspiradas no skate.

Com estilo progressivo, Dadá combinava movimentos verticais, batidas e rasgadas. Ele conquistou o título carioca em 1989 e foi eleito o melhor freesurfer do Brasil em 1993 pelos leitores de uma revista especializada.

Fora das competições, o surfista também atuou como shaper, criou as marcas Anti-Fashion e Necrose Social e foi baixista da banda punk Os Normais. Sua ligação com o punk rock e o hardcore fez dele uma referência da contracultura no esporte.

Dadá enfrentou problemas pessoais relacionados ao uso de drogas e episódios de violência. Mais tarde, tornou-se pastor evangélico e passou a ensinar surfe em uma escola na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A trajetória do surfista foi retratada no documentário Radical: A controversa saga de Dadá Figueiredo. Pai de três filhos, entre eles o surfista Dávio Figueiredo, ele deixou uma contribuição reconhecida para a evolução técnica e cultural do surfe no Brasil.

Fonte: O Globo

Leia também