O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (23) a criação de uma equipe para simular ataques cibernéticos com inteligência artificial e identificar falhas em sistemas tecnológicos. A iniciativa foi apresentada após vulnerabilidades no PHP levarem empresas e órgãos públicos de vários países a suspender serviços on-line por precaução.
No Japão, a SoftBank interrompeu temporariamente o sistema de alertas de emergência para celulares durante a manutenção de seus sistemas. O serviço envia avisos sobre terremotos, tsunamis, desastres e evacuações; segundo a empresa, os clientes ainda podem receber alertas sísmicos por outros serviços, incluindo um aplicativo do Yahoo.
Também suspenderam parte de serviços digitais empresas como a corretora Nomura, o grupo financeiro Mitsubishi UFJ, a companhia aérea ANA e a operadora ferroviária JR East. O Ministério das Finanças, a Agência Nacional de Impostos e a Agência Meteorológica do Japão também interromperam serviços on-line, enquanto alguns sistemas começaram a ser restabelecidos após atualizações e verificações de segurança.
As vulnerabilidades foram identificadas com auxílio de inteligência artificial, e os desenvolvedores do PHP divulgaram correções na quarta-feira (21), recomendando a atualização imediata do software. O PHP é uma linguagem usada no desenvolvimento de sites e aplicações, e falhas em sua estrutura podem permitir invasões, roubo de informações ou interrupção de serviços.
O ministro japonês da Indústria, Ryosei Akazawa, afirmou à Reuters que a defesa cibernética precisa adotar a perspectiva dos invasores e agir de forma preventiva. Especialistas citados na reportagem também alertaram que ferramentas de inteligência artificial podem acelerar a busca por vulnerabilidades e a criação de golpes digitais.
Fonte: G1