O Japão anunciou nesta sexta-feira (23) a criação de uma equipe para simular ataques cibernéticos com inteligência artificial e identificar falhas em sistemas tecnológicos, após vulnerabilidades no PHP provocarem a suspensão de sites e serviços em vários países.
A crise levou empresas e órgãos públicos a interromperem temporariamente operações on-line para aplicar correções de segurança. Serviços bancários, aéreos, ferroviários, tributários e governamentais foram afetados, de acordo com o relato divulgado pela Reuters.
No Japão, a operadora SoftBank suspendeu durante a manutenção seu sistema de alertas de emergência para celulares. A interrupção impede o envio de avisos antecipados sobre terremotos, tsunamis, desastres e evacuações, embora a empresa tenha informado que os clientes ainda podem receber alertas por outros serviços.
Também interromperam parte de seus serviços digitais empresas como a corretora Nomura, o grupo financeiro Mitsubishi UFJ, a companhia aérea ANA e a operadora ferroviária JR East. O Ministério das Finanças, a Agência Nacional de Impostos e a Agência Meteorológica do Japão também foram afetados.
As vulnerabilidades do PHP, linguagem usada no desenvolvimento de sites e aplicações, foram corrigidas em atualizações divulgadas na quarta-feira (21). Os desenvolvedores recomendaram a instalação imediata dos pacotes de segurança.
Segundo o ministro japonês da Indústria, Ryosei Akazawa, a equipe deverá adotar a perspectiva dos invasores para encontrar brechas antes que elas sejam exploradas. Especialistas citados na reportagem também alertaram que a inteligência artificial pode acelerar a identificação de falhas e a criação de golpes digitais.
Fonte: g1