Uma mulher foi derrubada por um jato de água disparado pela polícia durante um protesto realizado em 17 de outubro, em Bolonha, na Itália. O momento foi registrado em vídeo e divulgado pelo New York Post nesta quinta-feira (22).
A polícia usou canhões de água para dispersar grupos de manifestantes após os atos terminarem em confrontos. Em Milão, as forças de segurança também recorreram a gás lacrimogêneo e jatos de água.
As manifestações foram motivadas por insatisfação com o aumento do custo de vida, os baixos salários, os aluguéis elevados e problemas nos serviços públicos. Os atos também incluíram críticas às guerras e reivindicações por melhores condições de vida e trabalho.
Em Milão, grupos de manifestantes encapuzados lançaram pedras e outros objetos contra policiais, incendiaram barricadas e depredaram estabelecimentos comerciais. Segundo a agência italiana Ansa, a polícia realizou sete prisões em Bolonha; em Milão, cerca de 50 pessoas foram detidas, incluindo menores de idade, de acordo com a agência LaPresse.
Pelo menos dois policiais ficaram feridos, conforme relatos da imprensa italiana. A primeira-ministra Giorgia Meloni condenou a violência e afirmou, em uma publicação nas redes sociais, que protestar é um direito, mas transformar cidades em campos de batalha não é.
Fonte: O Globo