Uma mulher foi derrubada por um jato de água disparado pela polícia durante um protesto realizado em 17 de outubro, em Bolonha, na Itália. O momento foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais.
As forças de segurança usaram canhões de água para dispersar manifestantes após os atos terminarem em confrontos. Segundo a agência italiana Ansa, sete pessoas foram presas em Bolonha.
Em Milão, a mobilização também começou de forma pacífica, mas grupos de manifestantes encapuzados lançaram pedras e outros objetos contra policiais, incendiaram barricadas e depredaram estabelecimentos no centro da cidade. A polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água.
As manifestações foram motivadas por reclamações sobre o aumento do custo de vida, os baixos salários, os aluguéis elevados e problemas nos serviços públicos. Os participantes também protestaram contra guerras e reivindicaram melhores condições de vida e trabalho.
De acordo com a agência LaPresse, cerca de 50 manifestantes foram detidos em Milão, incluindo menores de idade. Pelo menos dois policiais ficaram feridos, segundo relatos da imprensa italiana.
A primeira-ministra Giorgia Meloni condenou os episódios de violência e defendeu a atuação das forças de segurança. Em uma publicação nas redes sociais, ela afirmou que protestar é um direito, mas transformar cidades em campos de batalha não é.
Fonte: O Globo