Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

SEGURANÇA

Polícia identifica mulher investigada por ofensas raciais no metrô de SP

Polícia Civil identifica mulher investigada por ofensas raciais contra estudante na estação Vila Sônia, em São Paulo.

Compartilhe
WhatsApp

A Polícia Civil identificou a mulher investigada por ofender racialmente o estudante Márcio Ferreira na noite de domingo (18), na estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ela será intimada a prestar depoimento.

O episódio ocorreu após uma manifestação de apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista. Em vídeos feitos pelo estudante, a mulher aparece dirigindo insultos raciais contra ele e admite ter usado a expressão “preto de bosta”.

De acordo com a SSP, Ferreira já foi ouvido pelas autoridades, e os agentes que atenderam à ocorrência também deverão prestar declarações. A polícia informou que vai requisitar as imagens das câmeras de segurança da estação para auxiliar na investigação.

O estudante relatou ao g1 que decidiu intervir durante uma discussão política para evitar que o conflito terminasse em agressão física. Segundo ele, depois de ser chamado de homossexual, passou a gravar a cena e se afastou, mas a mulher continuou a segui-lo pela estação e depois o acusou de agressão.

Em outro trecho da gravação, Ferreira afirma que a mulher é racista. Ela pede que um agente chame a polícia e tenta justificar a fala dizendo ter familiares negros. As imagens mostram que as ofensas continuaram durante a discussão.

O Ministério Público informou que o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi) requisitou a instauração de inquérito policial para apurar o caso. A investigação ainda deverá esclarecer as circunstâncias do episódio e a eventual responsabilidade criminal da mulher.

A concessionária Motiva, responsável pela Linha 4-Amarela, afirmou que seus agentes atenderam a uma ocorrência de desentendimento com ofensas racistas, acolheram a vítima e ofereceram encaminhamento à delegacia. A empresa disse repudiar manifestações de racismo e discriminação e afirmou que está à disposição das autoridades.

Fonte: g1

Leia também