Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Influenciadoras trans brasileiras relatam abusos após prisão no Egito

Influenciadoras brasileiras trans relatam abusos após serem detidas no Egito; defesa pretende acionar o Itamaraty e órgãos internacionais.

Compartilhe
WhatsApp

As influenciadoras brasileiras Mariana Alves, conhecida como Malévola, e Bruna Mercatelli relataram ter sofrido abusos e humilhações durante a detenção em Alexandria, no Egito. As duas, que são mulheres trans, foram liberadas na quarta-feira (21), após pagarem fiança, e deixaram o país.

Em um vídeo publicado nesta quinta-feira (22), Malévola apareceu chorando e afirmou que foi “muito humilhada” durante o período em que ficou presa. Em publicações nas redes sociais, ela também disse que teria sido abusada por policiais e que passou por crises de pânico, ansiedade e depressão.

As acusações de abuso e transfobia são feitas pelas influenciadoras e por sua defesa. O advogado Jonatha Carvalho Matos afirmou que pretende acionar o Itamaraty e, se necessário, órgãos internacionais de direitos humanos para apurar o caso.

As brasileiras foram detidas na terça-feira (20), depois que autoridades egípcias alegaram que elas haviam gravado e publicado vídeos com gestos de cunho sexual e comportamento considerado ofensivo em vias públicas. Segundo a polícia local, as duas foram acusadas de “comportamento obsceno”.

A defesa informou que os valores pagos para a liberação ficaram entre 20 mil e 40 mil libras egípcias, equivalentes a aproximadamente R$ 2 mil a R$ 4 mil. O advogado também disse que o telefone de Malévola permaneceu apreendido pelas autoridades egípcias.

O caso é acompanhado por advogados egípcios e pela Embaixada do Brasil no Cairo. As influenciadoras devem responder ao processo em liberdade, conforme as informações divulgadas pela defesa.

A legislação egípcia prevê punições para atos considerados escandalosos em público e para a produção ou publicação de material classificado como contrário à moral pública. A polícia afirma que as brasileiras produziram os vídeos para aumentar a audiência nas redes sociais.

Fonte: g1

Leia também