Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

China pede que EUA suspendam restrições ao DeepSeek em órgãos federais

China pede que os EUA revoguem a proibição do uso do DeepSeek em órgãos federais e critica sanções contra empresas chinesas de IA.

Compartilhe
WhatsApp

O Ministério do Comércio da China pediu nesta terça-feira (20) que os Estados Unidos revoguem a proibição do uso do modelo de inteligência artificial DeepSeek por órgãos federais civis americanos.

A reação ocorreu após o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) determinar a remoção dos produtos da DeepSeek e de serviços de terceiros baseados no modelo dos sistemas de tecnologia da informação das agências federais. A ordem também impede novas aquisições desses produtos.

O DHS afirmou que o modelo chinês apresenta múltiplos vetores de ameaça e manifestou preocupação com a possibilidade de transferência de dados confidenciais para a China por funcionários públicos ou fornecedores do governo americano.

Em nota, o Ministério do Comércio chinês disse estar profundamente insatisfeito e se opor à medida, que classificou como discriminatória. Pequim também afirmou que acompanhará os desdobramentos e poderá adotar medidas para proteger os interesses de empresas chinesas.

O governo chinês pediu ainda que os Estados Unidos cumpram entendimentos alcançados entre os líderes dos dois países e utilizem o mecanismo de diálogo bilateral sobre inteligência artificial.

Em declaração separada, o ministério criticou sanções anunciadas pelos EUA contra cinco entidades chinesas por suposto roubo de segredos comerciais relacionados à inteligência artificial. As autoridades chinesas disseram que Washington exagera nas acusações e difama empresas do país.

Fonte: g1

Leia também