Ir para o conteúdo

segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

CULTURA

Benito Di Paula morre aos 84 anos em São Paulo

Benito Di Paula morreu aos 84 anos, em São Paulo, em decorrência de complicações de um câncer de próstata.

Compartilhe
WhatsApp

O cantor, compositor e músico Benito Di Paula morreu na noite de domingo (18), aos 84 anos, em São Paulo. Segundo informações divulgadas pelo blog do jornalista Mauro Ferreira, do g1, o artista estava internado no Hospital 9 de Julho e morreu em decorrência de complicações de um câncer de próstata.

Benito lutava contra a doença havia cerca de um ano. Até a publicação da informação, não haviam sido divulgados detalhes sobre o velório e o enterro.

Nascido Uday Velloso, em Nova Friburgo (RJ), em 28 de novembro de 1941, o músico foi criado no Rio de Janeiro e se tornou um dos nomes mais populares da música brasileira nos anos 1970. Ele se definia como “sambeiro” e “pianeiro”, em referência ao modo percussivo como tocava o piano.

O artista estreou no mercado fonográfico em 1967 e lançou seu primeiro álbum, “Benito Di Paula”, em 1971. A carreira ganhou projeção nacional a partir de 1973, com “Retalhos de cetim”, seguida por sucessos como “Charlie Brown”, “Bandeira do samba”, “Tudo está no seu lugar” e “Do jeito que a vida quer”.

Benito também alcançou repercussão com “Amigo do sol, amigo da lua”, parceria com Márcio Brandão Carneiro que integrou a trilha sonora da novela “A gata comeu”, da TV Globo, em 1985. Ele continuou lançando discos até 2021, quando apresentou “O infalível zen”, álbum que marcou seus 80 anos.

Nos últimos anos, a obra do músico recebeu novas homenagens. Em 2025, Benito foi tema do desfile da escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo, com o enredo “Em Retalhos de Cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”.

Fonte: g1

Leia também