Ir para o conteúdo

domingo, 18 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

SAÚDE

Enfermeira trata câncer de mama no hospital onde trabalha há 28 anos

Enfermeira do HSPE trata câncer de mama no hospital onde trabalha há 28 anos e está em remissão total após o tratamento.

Compartilhe
WhatsApp

Fabiana Rossi, de 47 anos, enfrentou um câncer de mama como paciente do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em São Paulo, onde trabalha há 28 anos. O diagnóstico ocorreu no início de 2025, durante exames anuais realizados pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Chefe do Serviço de Gestão de Risco e Qualidade do hospital, Fabiana recebeu quimioterapia acompanhada pelo diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Iamspe, Marcelo Antonini. O tratamento foi realizado no mesmo local onde construiu a carreira e contou com os cuidados da enfermeira Daniela Lopes, colega que ela havia ajudado a capacitar.

Fabiana concluiu a quimioterapia em julho de 2025. No mês seguinte, passou por mastectomia total da mama esquerda, cirurgia preventiva na mama direita e reconstrução mamária, em procedimentos que duraram mais de 12 horas.

Como havia histórico familiar da doença, a enfermeira também fez um mapeamento genético, que identificou uma mutação associada ao aumento do risco de câncer de mama e de ovário. Em outubro, iniciou terapia de bloqueio hormonal, prevista para durar dez anos, e, no mês seguinte, passou por cirurgia preventiva para retirada dos ovários e das trompas.

Fabiana iniciou a radioterapia no fim de novembro de 2025 e atualmente está em remissão total, com acompanhamento anual. Daniela relatou que foi difícil ver a colega na poltrona de quimioterapia, mas afirmou que ela se manteve comprometida com o tratamento.

A história foi divulgada na semana do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro. Fabiana afirmou que o conhecimento sobre a competência dos profissionais do hospital trouxe segurança durante o tratamento.

Fonte: G1

Leia também