Ir para o conteúdo

domingo, 18 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Coluna reúne declarações de Flávio Bolsonaro sobre a ditadura

Coluna reúne declarações e posições de Flávio Bolsonaro em defesa do regime militar e críticas a investigações sobre crimes da ditadura.

Compartilhe
WhatsApp

Coluna de Bernardo Mello Franco publicada em O Globo em outubro de 2026 reúne declarações e posições de Flávio Bolsonaro favoráveis ao regime militar e contrárias a iniciativas de investigação sobre crimes da ditadura.

O texto relaciona a trajetória política do senador ao aniversário de 30 de abril de 1981, data do atentado do Riocentro e do nascimento de Flávio Bolsonaro. O episódio envolveu uma tentativa de ataque a um show no Rio de Janeiro, atribuída a militares que planejavam responsabilizar grupos de esquerda.

Segundo a coluna, Flávio expôs suas posições no livro Mito ou verdade, lançado em 2017. Na obra, ele defende o golpe de 1964, elogia agentes da repressão e classifica o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra como um militar correto que teria cumprido seu papel na defesa do país.

O senador também critica a Comissão Nacional da Verdade e, de acordo com o texto, questiona a versão histórica sobre a morte do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado durante a ditadura. A coluna afirma que Flávio se notabilizou, durante seus mandatos na Assembleia Legislativa do Rio, por discursos em defesa do regime militar.

Entre as declarações citadas estão falas de 2004, 2009, 2010 e 2011 nas quais Flávio elogia o desempenho do regime, manifesta orgulho dos militares e rejeita a definição de 1964 como golpe. O texto também relembra que Jair Bolsonaro acompanhou, em 2014, o depoimento de um militar investigado no caso Riocentro e criticou a Comissão da Verdade.

Fonte: O Globo

Leia também