Pesquisa Datafolha divulgada em 16 de outubro aponta que 51% dos brasileiros defendem o fim da reeleição para presidente e governadores, enquanto 46% preferem manter a regra atual, de mandato de quatro anos com direito a uma recondução.
Entre os que apoiam o fim da reeleição, 30% preferem um mandato único de quatro anos e 21% defendem cinco anos sem recondução. Outros 2% não souberam responder.
Considerando as opções que mantêm o mandato de quatro anos, com ou sem possibilidade de reeleição, a preferência chega a 76% dos entrevistados.
O debate ganhou força depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL) defendeu uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para extinguir a reeleição. Segundo a proposta mencionada na pesquisa, a proibição valeria para um eventual governo do próprio senador e também para parentes imediatos.
Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 59% apoiam o modelo atual. No eleitorado de Flávio Bolsonaro, 37% preferem a regra vigente, 34% optam por quatro anos sem recondução e 27% defendem cinco anos sem reeleição.
A manutenção do modelo atual tem maior apoio entre jovens de 16 a 24 anos, com 69%, e chega a 36% entre pessoas com 60 anos ou mais. Nesse grupo, 31% preferem quatro anos sem recondução e 28% escolhem cinco anos sem reeleição.
O levantamento ouviu 2.520 pessoas entre 13 e 14 de outubro, em 153 municípios. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00466/2026, a pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Fonte: O Globo