Ataques russos mataram pelo menos oito pessoas, feriram cerca de 60 e deixaram mais de 1 milhão sem energia na Ucrânia nesta sexta-feira (16), segundo autoridades ouvidas pela agência Reuters.
Em Kharkiv, no leste do país, morreram uma mulher de 71 anos e um homem de 58. Outras 12 pessoas ficaram feridas em ataques contra três distritos da região, informou o governador Oleh Syniehubov.
Também foram registradas duas mortes em Kramatorsk, nos arredores da região ocupada de Donetsk, e outras duas em Dnipropetrovsk, no sudeste ucraniano.
Na região de Volyn, próxima à fronteira com a Polônia, um ataque de drones contra um centro de processamento de alimentos matou uma pessoa e feriu oito, de acordo com o governador Roman Romaniuk. Drones ainda atingiram um terminal aduaneiro e incendiaram cerca de 10 caminhões em Kovel.
Dois centros comerciais foram atingidos por drones: um em Sumy, perto da frente de batalha, e outro em Rivne. Nesta última cidade, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas, segundo o governador Oleksandr Koval.
Equipes técnicas do Ministério da Energia informaram à Reuters que mais de 1 milhão de pessoas afetadas pelos ataques de sexta-feira já haviam tido o fornecimento de eletricidade restabelecido até o fim do dia. Em Volyn, porém, 370 mil residências ficaram sem energia, e cerca de 100 mil haviam sido reconectadas.
O prefeito de Lutsk, capital regional de Volyn, Andriy Razumovskyi, estimou que o apagão poderia durar pelo menos 24 horas e avançar até sábado (17). A ofensiva também atingiu Zaporizhzhya, onde fica uma importante usina nuclear.
A Organização das Nações Unidas informou que pelo menos 328 civis morreram e 2.105 ficaram feridos na Ucrânia no último mês. Segundo a ONU, o número representa alta de 85% em relação a setembro de 2025.
Entre janeiro e setembro de 2026, 2.570 civis foram mortos e 15.211 ficaram feridos no conflito, de acordo com um relatório das Nações Unidas.
Fonte: O Globo