Ir para o conteúdo

sábado, 17 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Ataques russos matam oito e deixam mais de 1 milhão sem energia na Ucrânia

Ataques atribuídos à Rússia matam ao menos oito pessoas, ferem cerca de 60 e afetam o fornecimento de energia para mais de 1 milhão na Ucrânia.

Compartilhe
WhatsApp

Ataques atribuídos à Rússia mataram pelo menos oito pessoas, feriram cerca de 60 e deixaram mais de 1 milhão sem energia na Ucrânia na sexta-feira (16), segundo autoridades ouvidas pela agência Reuters.

Em Kharkiv, no leste do país, morreram uma mulher de 71 anos e um homem de 58. Outras 12 pessoas ficaram feridas em ataques contra três distritos da região, informou o governador Oleh Syniehubov.

Também houve duas mortes em Kramatorsk, nos arredores da região ocupada de Donetsk, e outras duas na região de Dnipropetrovsk, no sudeste ucraniano.

Na região de Volyn, na fronteira com a Polônia, um ataque de drones contra um centro de processamento de alimentos matou uma pessoa e feriu oito, de acordo com o governador Roman Romaniuk. Drones também atingiram um terminal aduaneiro em Kovel e incendiaram cerca de 10 caminhões.

Dois centros comerciais foram atingidos por drones: um em Sumy, perto da frente de batalha, e outro em Rivne. Nesta última cidade, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas, segundo o governador Oleksandr Koval.

Equipes do Ministério da Energia informaram que mais de 1 milhão de pessoas afetadas pelos ataques de sexta-feira já haviam recuperado o fornecimento até o fim do dia. Ainda não havia, porém, um número consolidado de moradores que permaneciam sem eletricidade.

Em Volyn, 370 mil residências ficaram sem energia, mas cerca de 100 mil haviam tido o serviço restabelecido no fim do dia. O prefeito de Lutsk, Andriy Razumovskyi, estimou que o apagão poderia durar pelo menos 24 horas e avançar até sábado (17).

A ofensiva continuou e atingiu a região de Zaporizhzhia, onde fica uma importante usina nuclear. Segundo a Reuters, a Rússia sinalizou que seu plano imediato era atacar a rede de energia ucraniana.

A Organização das Nações Unidas informou que pelo menos 328 civis morreram e 2.105 ficaram feridos na Ucrânia no último mês. O número representa uma alta de 85% em relação a setembro de 2025, segundo o relatório da agência de direitos humanos da organização.

Entre janeiro e setembro de 2026, 2.570 civis morreram e 15.211 ficaram feridos no conflito, quase 60% acima do registrado no mesmo período do ano anterior e mais que o dobro dos números de 2024, de acordo com a ONU.

Fonte: O Globo

Leia também