LouLou, uma cadela de 4 anos, foi resgatada viva após passar mais de 50 horas desaparecida no parque estadual Chugach, no Alasca, nos Estados Unidos. Ela sumiu depois que uma avalanche arrastou dois alpinistas que a acompanhavam em 10 de outubro.
Os dois homens sobreviveram, mas sofreram ferimentos graves. Brian, namorado da tutora de LouLou, Lauren Padawer, fraturou a mandíbula e teve uma lesão grave na mão; o outro escalador quebrou três costelas e uma vértebra.
Padawer estava fora dos Estados Unidos quando soube do acidente e organizou as buscas com grupos de resgate de animais, caminhantes e especialistas em avalanches e montanhismo.
Um rastreador AirTag, da Apple, ajudou a orientar a operação. Mais de 20 pessoas participaram das buscas em solo, enquanto os pilotos Amanda Barker e Dave Beckett localizaram outro sinal do dispositivo durante voos na região.
As condições meteorológicas interromperam parte da operação, e Padawer comparou imagens de satélite com mapas de outro aplicativo para tentar refinar a localização da cadela. LouLou foi encontrada depois de cerca de 50 horas.
Após o resgate, a cadela voltou para casa com suspeita de fratura em um dedo da pata e um dente canino quebrado. Segundo a tutora, ela se recupera bem, descansa no sofá e retomou o comportamento habitual.
Padawer afirmou que a resistência ao frio pode ter contribuído para a sobrevivência de LouLou, que tem subpelo macio e uma camada externa de pelos grossos e encaracolados. A tutora também disse que o animal costuma dormir ao ar livre.
Fonte: O Globo