Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Quaest aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula no 2º turno

Pesquisa Quaest mostra Flávio Bolsonaro com 46% e Lula com 44% no segundo turno, em empate técnico dentro da margem de erro.

Compartilhe
WhatsApp

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 46% das intenções de voto no segundo turno, contra 44% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A diferença está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, o que configura empate técnico.

O levantamento mostra Flávio à frente no Sudeste, com 49% a 38%, no Sul, com 61% a 30%, e no agregado Centro-Oeste/Norte, com 50% a 42%. Lula lidera no Nordeste, por 61% a 32%.

O senador também aparece na frente entre os homens, por 51% a 39%, entre eleitores brancos, por 51% a 39%, entre evangélicos, por 60% a 28%, e nas faixas de maior renda e escolaridade. Lula tem vantagem entre mulheres, por 49% a 42%, entre pretos, por 51% a 39%, entre católicos, por 49% a 43%, e entre eleitores com ensino fundamental, por 51% a 40%.

Entre os eleitores de 16 a 24 anos, os candidatos aparecem empatados em 44%. O eleitorado pardo também registra empate técnico, com 47% para Lula e 43% para Flávio, considerando a margem de erro.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Flávio tem 43% e Lula, 42%. Indecisos somam 7%, enquanto 8% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto.

O instituto também perguntou qual cenário provocava mais medo: a reeleição de Lula ou a volta dos Bolsonaro. As duas opções tiveram 43% das respostas.

A Quaest entrevistou 2.154 pessoas entre 10 e 13 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, foi contratado pelo GLOBO e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-08729/2026.

Fonte: O Globo

Leia também