A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo deflagraram nesta quinta-feira (15) a Operação Yellow Code contra uma organização suspeita de enviar haxixe escondido em eletrodomésticos por uma plataforma de comércio eletrônico.
Os agentes cumprem 14 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão em São Paulo, São Caetano do Sul, Praia Grande, Pinhais e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Palhoça, em Santa Catarina. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores de 19 pessoas físicas e jurídicas, segundo as autoridades.
De acordo com a investigação, o grupo ocultava a droga em fornos elétricos, bebedouros e cooktops enviados do Sul do país para destinatários na capital paulista e na região metropolitana. A apuração começou em setembro de 2025, após uma denúncia sobre encomendas suspeitas recebidas desde 2024 em Americanópolis, na zona sul de São Paulo.
A plataforma de comércio eletrônico identificou remessas de uma empresa com forte odor de entorpecentes, submeteu os volumes a inspeções por raio-X e acionou a Polícia Federal. Perícias confirmaram a presença de haxixe em três apreensões, que somaram cerca de 12,8 quilos escondidos em dois fornos elétricos e um bebedouro.
Com base nas apreensões e no padrão das remessas, a PF estima que os três principais núcleos investigados tenham movimentado mais de 514 quilos de maconha e haxixe, com lucro superior a R$ 5 milhões. A suspeita é de que a empresa tenha feito mais de 500 envios semelhantes, o que poderia elevar o volume transportado para quase três toneladas e a movimentação financeira para mais de R$ 30 milhões.
Fonte: g1