Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Imprensa internacional repercute aprovação do fim da escala 6x1

Financial Times e The Guardian repercutem aprovação no Senado da proposta que reduz a jornada e encerra a escala 6x1 no Brasil.

Compartilhe
WhatsApp

Veículos internacionais repercutiram a aprovação, pelo Senado brasileiro, em dois turnos na noite de quarta-feira (14), da proposta que reduz a jornada semanal máxima de 44 para 40 horas, sem corte de salários, e encerra a escala 6x1.

O Financial Times classificou a medida como uma vitória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a mudança atende a uma de suas principais promessas, pouco mais de uma semana antes do segundo turno eleitoral.

O jornal destacou que milhões de brasileiros com empregos formais têm atualmente apenas um dia de folga a cada sete dias, segundo o Ministério do Trabalho. Também mencionou a trajetória de Lula como ex-líder sindical e o impacto político da aprovação da proposta.

O britânico The Guardian também chamou a aprovação de vitória para Lula e informou que a mudança constitucional pode afetar mais de 30 milhões de trabalhadores. Segundo a publicação, o presidente defendeu a medida enquanto tenta reduzir a vantagem conquistada por Flávio Bolsonaro no primeiro turno.

O jornal afirmou ainda que Flávio Bolsonaro se opôs à proposta durante meses, mas mudou de posição na terça-feira, ao dizer que a maioria dos trabalhadores brasileiros era favorável à medida. O único voto contrário no Senado, de acordo com o Guardian, foi o do senador Hamilton Mourão (Republicanos), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro.

O portal britânico International News informou que as novas regras não terão efeito imediato e que a implementação ocorrerá de forma gradual após a formalização da emenda.

Fonte: O Globo

Leia também