Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Imprensa internacional chama fim da escala 6x1 de vitória para Lula

Financial Times e The Guardian classificam a aprovação do fim da escala 6x1 como uma vitória política de Lula.

Compartilhe
WhatsApp

Veículos internacionais repercutiram a aprovação, em dois turnos pelo Senado, da proposta que prevê o fim da escala 6x1 no Brasil. Financial Times e The Guardian classificaram a medida como uma vitória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta reduz a jornada semanal máxima de 44 para 40 horas, sem corte de salários. Segundo o Financial Times, a mudança atende a uma das principais promessas de Lula e pode ter peso no cenário eleitoral.

O jornal também afirmou que milhões de brasileiros com empregos formais têm atualmente apenas um dia de folga a cada sete dias, conforme informações do Ministério do Trabalho. A publicação destacou ainda a trajetória de Lula como ex-líder sindical.

O The Guardian informou que a mudança constitucional pode afetar mais de 30 milhões de trabalhadores. O jornal britânico relacionou a aprovação à tentativa de Lula de reverter a vantagem obtida por Flávio Bolsonaro no primeiro turno.

Segundo o Guardian, Flávio Bolsonaro se opôs à medida durante meses, mas mudou de posição na terça-feira e declarou que a maioria dos trabalhadores brasileiros era favorável à proposta. A publicação também registrou que o único voto contrário foi o do senador Hamilton Mourão (Republicanos), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro.

O portal britânico International News também noticiou a aprovação e informou que as novas regras não terão efeito imediato. De acordo com o veículo, a implementação ocorrerá de forma gradual após a formalização da emenda.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o fim da escala 6x1 representa mais tempo para descanso, convivência familiar e cuidados pessoais.

Fonte: O Globo

Leia também