Aos 84 anos, Maria de Lourdes Nascimento percorreu a pé os 130 quilômetros entre Fortaleza e Canindé, no Ceará, para participar das celebrações em homenagem a São Francisco das Chagas. Conhecida como Dona Lurdinha, ela mantém a tradição há 24 anos.
A romeira fez o trajeto usando chinelos e acompanhada por outros devotos. A caminhada começou na noite de 7 de outubro e terminou no dia 11, com paradas para descanso e apoio ao longo do percurso.
Dona Lurdinha afirma que participa da romaria para agradecer pela vida e pela saúde, além de pedir o fortalecimento da fé. Ela também diz que reza pelas pessoas que conhece e por todos os demais devotos.
As celebrações em Canindé ocorrem de 7 a 17 de outubro e lembram os 800 anos da morte de São Francisco de Assis. A organização estima receber cerca de 1 milhão de romeiros, incluindo grupos que chegam de ônibus de outros estados.
Durante a programação, os fiéis participam de missas, novenas, procissões, momentos de oração e confissões. A Basílica de São Francisco das Chagas, a Casa dos Milagres e a estátua de 30 metros dedicada ao santo estão entre os principais pontos visitados pelos peregrinos.
Segundo o coordenador da romaria, Lucas Braga, Dona Lurdinha é autônoma e resiste às tentativas de receber ajuda durante o caminho. Em Canindé, ela costuma comemorar a chegada cantando, dançando e rindo.
A tradição das romarias no município começou no século 18, com a chegada de frades franciscanos à região. Canindé abriga o segundo maior santuário franciscano do mundo, atrás apenas do complexo dedicado ao santo em Assis, na Itália.
Fonte: g1