Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

COTIDIANO

Aos 84 anos, devota caminha 130 km em romaria entre Fortaleza e Canindé

Aos 84 anos, Maria de Lourdes Nascimento percorre 130 km a pé entre Fortaleza e Canindé em romaria por São Francisco.

Compartilhe
WhatsApp

Maria de Lourdes Nascimento, de 84 anos, percorre a pé os 130 km entre Fortaleza e Canindé, no Ceará, para participar das celebrações em homenagem a São Francisco das Chagas. A romeira mantém a tradição há 24 anos.

Conhecida como Dona Lurdinha, ela faz o trajeto usando chinelos e afirma que pede a Deus saúde, fé e proteção para as pessoas. A caminhada deste ano começou na noite de 7 de outubro e terminou no domingo, dia 11.

A romaria ocorre durante os festejos de São Francisco, realizados em Canindé entre os dias 7 e 17 de outubro. A organização espera receber cerca de 1 milhão de fiéis, incluindo grupos que chegam de ônibus de outros estados.

Por causa do calor, os romeiros costumam caminhar principalmente à tarde e à noite. O percurso conta com pontos de apoio para alimentação, descanso e atendimento aos participantes.

Em Canindé, os devotos participam de missas, procissões, momentos de oração e confissões. A programação deste ano marca os 800 anos da morte de São Francisco de Assis e tem como tema “Da vida até a morte, um chamado à santidade”.

A tradição das romarias na cidade começou no século 18, com a atuação de frades franciscanos. O santuário de Canindé é um dos principais centros de devoção a São Francisco no mundo.

Fonte: G1

Leia também