Adson marcou o gol da vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Boca Juniors, na terça-feira (13), na Bombonera, em Buenos Aires, e se tornou o destaque da equipe na partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
O atacante é o artilheiro cruz-maltino na competição, com cinco gols, e também lidera o time em assistências, com três. Apesar dos números, ele tem sido titular principalmente quando o argentino Colidio não está disponível.
Colidio foi inscrito pelo River Plate no mata-mata continental e, por isso, não pode defender o Vasco no torneio. Desde a chegada do argentino, Adson perdeu espaço sob o comando de Pedro Emanuel.
Nas oito primeiras partidas da equipe com o treinador português, Adson atuou em seis e teve média de 54,8 minutos por jogo. Nos 14 duelos seguintes, o tempo médio caiu para 38 minutos, mesmo com o atacante começando metade dessas partidas.
Adson voltou aos gramados em janeiro, após se recuperar de uma fratura na tíbia que o afastou desde julho do ano passado. Sem marcar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, ele encontrou melhor desempenho na competição continental.
O gol contra o Boca encerrou um jejum de quase dois meses. Antes disso, o atacante havia marcado pela última vez contra o Olimpia, do Paraguai, nas oitavas de final da Sul-Americana.
Com a boa atuação, Adson deve ser titular novamente no duelo de volta contra o Boca Juniors, na terça-feira (20), no Maracanã. Antes, ele pode ser poupado no jogo de sábado (17) contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, dentro do rodízio adotado por Pedro Emanuel.
O capitão Thiago Mendes também foi alvo de centenas de comentários racistas nas redes sociais na quarta-feira (14). As ofensas de torcedores argentinos ocorreram após o volante compartilhar no Instagram uma imagem criada por inteligência artificial, na qual aparecia rasgando o escudo do Boca Juniors.
Fonte: O Globo