Ir para o conteúdo

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Mulher é multada na Rússia após imagem de urso criada com IA causar buscas

Mulher é multada na Rússia após criar imagem falsa de urso com IA e provocar buscas pelo animal em uma vila da região de Amur.

Compartilhe
WhatsApp

Uma mulher foi multada em 15 mil rublos, cerca de R$ 900, após criar com inteligência artificial uma imagem falsa de um urso-pardo andando por uma rua e provocar uma operação de busca pelo animal na região de Amur, no extremo leste da Rússia. O caso ocorreu em setembro e a decisão judicial foi divulgada nesta semana.

Moradora do vilarejo de Magdagachi, a mulher afirmou que criou a imagem como uma brincadeira. Ela usou o ChatGPT para produzir a fotografia e a enviou a uma amiga, mas o conteúdo passou a circular em aplicativos de mensagens.

Segundo o serviço de imprensa dos tribunais de Amur, moradores alarmados ligaram para a polícia. O chefe do distrito mobilizou agentes responsáveis pelo controle da fauna para procurar o suposto animal.

Ao perceber a dimensão da situação, a própria mulher procurou a polícia e admitiu ter criado a imagem artificialmente. O tribunal determinou o pagamento da multa de 15 mil rublos.

A reação das autoridades ocorreu em meio à preocupação com ataques reais de ursos na Rússia. Segundo a agência RIA Novosti, pelo menos 26 pessoas morreram em ataques desde o início da primavera, quando os animais deixam a hibernação.

Especialistas apontam que o aumento da população de ursos e a redução das colheitas de pinhões e frutas silvestres podem estar contribuindo para o crescimento dos encontros entre animais e seres humanos. O governo russo informou no mês passado que preparava medidas emergenciais para controlar a população de ursos-pardos, estimada em cerca de 308 mil animais.

Outro caso semelhante ocorreu em meados de setembro. Uma mulher foi multada em 30 mil rublos, aproximadamente R$ 1.800, por publicar uma imagem falsa de um urso em uma vila da região de Transbaikal, também no leste da Rússia, segundo a agência jurídica RAPSI.

Fonte: O Globo

Leia também