Ir para o conteúdo

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Dois tiroteios deixam 27 mortos na África do Sul

Dois tiroteios na África do Sul deixam 27 mortos e mobilizam a polícia na busca pelos suspeitos.

Compartilhe
WhatsApp

Dois tiroteios registrados entre a noite de sábado (26) e a madrugada de domingo (27) deixaram pelo menos 27 mortos na África do Sul. Os ataques ocorreram em Wedela, a oeste de Johannesburgo, e em Lwandle, nos arredores da Cidade do Cabo.

Em Wedela, na província de Gauteng, oito homens armados invadiram um bar por volta das 21h30. Segundo a polícia, o grupo abriu fogo contra pessoas que estavam na área externa e depois avançou para o interior do estabelecimento.

Os suspeitos também revistaram frequentadores e roubaram celulares antes de fugir em dois veículos não identificados. Outros dois veículos teriam sido incendiados durante o ataque, cuja motivação ainda é desconhecida.

Ao menos 17 pessoas, sendo 13 homens e quatro mulheres, morreram no local. Outras 15 vítimas foram baleadas e levadas para hospitais da região.

A polícia de Gauteng mobilizou equipes de investigação e unidades especializadas para identificar e prender os oito suspeitos, que continuavam foragidos.

O segundo ataque ocorreu por volta da 1h46 em um local de entretenimento de Lwandle, onde, de acordo com a polícia, também eram vendidos alimentos típicos do churrasco sul-africano. Cinco pessoas morreram no local e outras cinco não resistiram aos ferimentos após serem levadas ao hospital.

Mais 11 pessoas receberam atendimento médico por ferimentos menos graves. A polícia ainda não informou a motivação do ataque nem se há relação com o tiroteio em Wedela.

O comissário provincial de Polícia do Cabo Ocidental, tenente-general Sizakhele Dyantyi, criou uma equipe multidisciplinar de investigadores especializados em crimes violentos. As identidades das vítimas serão divulgadas depois que os familiares forem comunicados.

O Serviço de Polícia Sul-Africano pediu que a população forneça informações ou pistas pelos canais oficiais que possam ajudar nas investigações.

Fonte: O Globo

Leia também