Ir para o conteúdo

domingo, 27 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Coluna cobra compromisso democrático de Flávio Bolsonaro

Coluna de Míriam Leitão defende que Flávio Bolsonaro assuma compromisso público com a democracia antes do primeiro turno

Compartilhe
WhatsApp

Em coluna publicada em setembro de 2026 no jornal O Globo, a jornalista Míriam Leitão defende que o senador Flávio Bolsonaro assuma um compromisso público com a democracia antes do primeiro turno das eleições presidenciais.

O texto compara a situação com a “Carta aos Brasileiros”, divulgada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 para reafirmar o compromisso com a estabilidade econômica e com as bases do Plano Real.

Segundo a coluna, Flávio Bolsonaro enfrenta questionamentos relacionados a supostas relações com integrantes de milícias, à investigação sobre valores recebidos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ao faturamento de uma antiga loja de chocolates e à compra de uma mansão em Brasília. O artigo também menciona a relação do senador com o advogado Willer Tomaz, investigado em casos de corrupção.

Míriam Leitão afirma que o principal ponto de preocupação é o posicionamento do senador em relação às instituições democráticas. A autora cita declarações e ações atribuídas ao grupo político da família Bolsonaro, incluindo ataques ao Supremo Tribunal Federal, questionamentos sobre as urnas eletrônicas e a defesa de medidas contra condenados pelos atos de 8 de janeiro.

A coluna também relembra uma entrevista concedida por Flávio Bolsonaro à Folha de S.Paulo, em junho de 2025, na qual ele teria defendido o uso da força contra o Supremo em uma hipótese envolvendo o indulto de condenados pelos ataques de 8 de janeiro. Para a autora, o senador não apresentou medidas suficientes para afastar as dúvidas sobre seu compromisso democrático.

Fonte: O Globo

Leia também