Ir para o conteúdo

domingo, 27 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Coluna cobra compromisso de Flávio Bolsonaro com a democracia

Míriam Leitão defende que Flávio Bolsonaro apresente compromisso público com a democracia antes do primeiro turno de 2026.

Compartilhe
WhatsApp

A colunista Míriam Leitão, de O Globo, defende que o senador Flávio Bolsonaro, candidato do PL à Presidência em 2026, apresente um compromisso público com a democracia antes do primeiro turno.

O texto compara a situação atual com a eleição de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva publicou a Carta aos Brasileiros para responder às dúvidas sobre o programa econômico do Partido dos Trabalhadores. Segundo a autora, o principal risco associado a Flávio Bolsonaro seria de natureza democrática, e não econômica.

Míriam Leitão também menciona questionamentos sobre relações políticas, patrimônio e investigações envolvendo o senador. A colunista afirma que Flávio evita prestar os esclarecimentos necessários e avalia que esse conjunto de dúvidas deveria ser analisado com maior rigor.

Na avaliação apresentada na coluna, o senador compartilha posições autoritárias atribuídas ao pai e aos irmãos, incluindo críticas às instituições, defesa da ditadura militar e questionamentos sobre o resultado das eleições de 2022. A autora relaciona esse histórico aos ataques contra os Poderes e à tentativa de ruptura institucional investigada após os atos de 8 de janeiro.

O texto também cita uma entrevista concedida por Flávio Bolsonaro à Folha de S.Paulo, em junho de 2025, na qual ele teria defendido o uso da força contra o Supremo Tribunal Federal caso a Corte considerasse inconstitucional um indulto aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Para Míriam, a declaração reforça a necessidade de o candidato esclarecer sua posição sobre a democracia e a relação entre os Poderes.

Fonte: O Globo

Leia também