O vice-presidente da China, Han Zheng, criticou neste sábado (26) o protecionismo e ações que, segundo Pequim, violam a soberania de países durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Ele evitou citar diretamente os Estados Unidos.
Han Zheng reafirmou a defesa chinesa do multilateralismo e de relações internacionais baseadas em regras. Ao abordar conflitos em andamento, afirmou que a soberania e a segurança dos países do Oriente Médio, incluindo as nações do Golfo, devem ser respeitadas.
O representante chinês também pediu o fim das ações hostis contra Cuba e defendeu a suspensão do bloqueio e das sanções impostas ao país, sem mencionar nominalmente os Estados Unidos.
Ao tratar do financiamento de países em desenvolvimento e da cooperação internacional, Han Zheng criticou o protecionismo adotado por algumas nações. Segundo ele, a construção de barreiras e a interrupção de cadeias de suprimentos desestabilizam a economia global e prejudicam todas as partes.
Fonte: O Globo