Um júri federal de San Diego, na Califórnia, condenou a Apple na sexta-feira (25) a pagar US$ 5,721 bilhões à Taction Technology por violação de duas patentes relacionadas à tecnologia de retorno tátil usada em iPhones e Apple Watches.
Os jurados concluíram que o Taptic Engine, componente responsável por vibrações e respostas físicas ao toque nos dispositivos da Apple, infringiu reivindicações das patentes registradas sob os números US 10.659.885 e US 10.820.117. O júri, porém, considerou que a infração não foi deliberada.
A decisão foi tomada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Califórnia, no processo aberto pela Taction em 2021. A empresa desenvolve tecnologia de vibração para equipamentos como fones de ouvido e headsets para jogos.
A Apple afirmou que discorda do veredito e do valor fixado pelos jurados. Segundo a empresa, o Taptic Engine é fundamentalmente diferente da tecnologia patenteada pela Taction, e a companhia informou que pretende recorrer.
O processo havia sido encerrado em favor da Apple em 2023, quando uma juíza federal decidiu que não houve violação das patentes. Em agosto de 2025, porém, o Tribunal de Recursos do Circuito Federal reverteu a decisão e determinou que a ação prosseguisse, após considerar inadequadas restrições impostas à apresentação de provas técnicas pela Taction.
O valor estabelecido pelo júri é considerado o maior veredito por violação de patente já concedido nos Estados Unidos. A quantia ainda poderá ser contestada no processo de recurso e em outras medidas judiciais.
Fonte: g1