Um júri federal de San Diego, na Califórnia, decidiu na sexta-feira (25) que a Apple deve pagar mais de US$ 5,7 bilhões à Taction Technology por infringir duas patentes relacionadas à tecnologia de retorno tátil usada em iPhones e Apple Watches.
O caso foi julgado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Califórnia. Os jurados concluíram que o Taptic Engine, sistema responsável por vibrações e respostas físicas ao toque nos aparelhos, violou as patentes US 10.659.885 e US 10.820.117.
A decisão é apontada por veículos especializados como o maior veredicto de indenização por violação de patentes já concedido por um júri nos Estados Unidos. Os jurados, no entanto, não consideraram que a infração tenha sido deliberada.
A Apple afirmou que discorda do veredicto e do valor fixado. A empresa sustenta que o Taptic Engine é fundamentalmente diferente da tecnologia da Taction e informou que pretende recorrer.
A Taction, que desenvolve tecnologia tátil para fones de ouvido e equipamentos para jogos, processou a Apple em 2021. Em 2023, uma decisão de primeira instância havia favorecido a Apple, mas o Tribunal de Apelações do Circuito Federal reabriu o caso em agosto de 2025, permitindo que a disputa avançasse para julgamento por um júri.
Fonte: g1