Ir para o conteúdo

sábado, 26 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Irlanda decide enfrentar Israel após votação sobre boicote

Seleção da Irlanda decide enfrentar Israel após votação sobre possível boicote aos jogos da Liga das Nações em protesto pelo conflito com a Palestina.

Compartilhe
WhatsApp

A seleção da Irlanda decidiu disputar contra Israel a partida deste domingo, 27 de setembro de 2026, pelo Grupo G da Liga das Nações, na Hungria, após a delegação votar a possibilidade de boicotar os dois confrontos em protesto contra a atuação israelense no conflito com a Palestina.

Segundo David Courell, diretor executivo da Associação Irlandesa de Futebol (FAI), um jogador manifestou desconforto com a partida e chegou a considerar deixar o elenco. A imprensa inglesa apontou o goleiro Gavin Bazunu como o atleta, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

A maioria dos jogadores optou por entrar em campo. Como gesto de protesto, a equipe usará braçadeiras pretas em homenagem às vidas perdidas em Gaza e doará a uma instituição de caridade os valores recebidos pelos jogos contra Israel e Áustria, marcado para quinta-feira, 1º de outubro.

A indefinição provocou o adiamento da partida e da entrevista coletiva da seleção. Courell afirmou ainda que os jogadores solicitaram o cancelamento dos demais compromissos de mídia durante a data Fifa.

Jogadores e federação vinham sendo pressionados pelo Irish Sport for Palestine, movimento que defende o cancelamento dos jogos. O técnico Heimir Hallgrimsson disse que ninguém está confortável com a situação e que a decisão buscou limitar os impactos pessoais e sobre o futebol irlandês.

Fonte: O Globo

Leia também