Ir para o conteúdo

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Quaest aponta 45% de eleitores indecisos para governador do Ceará

Pesquisa Quaest mostra 45% de indecisos no voto espontâneo para governador do Ceará; Ciro tem 28% e Elmano, 25%.

Compartilhe
WhatsApp

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 23 de setembro de 2026, mostra que 45% dos eleitores do Ceará não citaram um candidato na pesquisa espontânea para governador. Ciro Gomes (PSDB) aparece com 28% das menções, enquanto Elmano de Freitas (PT) registra 25%.

Na pesquisa espontânea, os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Eles respondem, por iniciativa própria, em quem pretendem votar.

O percentual de indecisos caiu oito pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado em 4 de setembro, quando 53% dos eleitores não haviam citado um nome. A variação supera a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar somaram 2%. Os demais candidatos listados não pontuaram nesse cenário.

Na pesquisa estimulada, em que os nomes são apresentados aos entrevistados, Ciro Gomes aparece com 43% e Elmano de Freitas com 41%, resultado dentro da margem de erro.

A Quaest ouviu 900 pessoas com 16 anos ou mais entre 19 e 22 de setembro. O levantamento foi contratado pela TV Verdes Mares, tem nível de confiança de 95% e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-08268/2026.

Fonte: g1 Ceará

Leia também