O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta quinta-feira (15) que os recursos solicitados ao banqueiro Daniel Vorcaro para a produção do filme "Dark Horse" foram repassados integralmente por meio de um fundo de investimento sediado no Texas, nos Estados Unidos, gerido pelo advogado de seu irmão, o deputado cassado Eduardo Bolsonaro. A Polícia Federal (PF) investiga se o dinheiro, na verdade, foi uma justificativa para o envio de valores.
Em entrevista à Globo News, Flávio declarou: "Todos os recursos aportados nesse fundo, específico para produção do filme, foram integralmente utilizados para fazer o filme". A investigação da PF busca determinar se os valores financiaram a obra cinematográfica ou se serviram apenas como fachada para a remessa.
Conversas divulgadas pelo Intercept Brasil na quarta-feira (14) mostram o senador pedindo a Vorcaro o pagamento de "parcelas" para financiar um filme biográfico sobre seu pai, a ser lançado próximo às eleições de outubro. Flávio defendeu a atuação do advogado de Eduardo, afirmando que ele era o gestor do filme e que o dinheiro foi depositado em um fundo exclusivo para a realização da obra.
Documentos americanos indicam o escritório de um advogado de Eduardo Bolsonaro como "agente legal" do fundo mencionado por Flávio. Eduardo reside nos EUA e responde a um processo no STF por suposta busca de sanções contra o Brasil.
Flávio Bolsonaro disse ainda não ter conhecimento de irregularidades envolvendo Vorcaro, ressaltando que, ao perceber que o ex-banqueiro não cumpriria as parcelas, buscou outros investidores para finalizar o filme. Ele admitiu ter sugerido um encontro entre Jair Bolsonaro e Vorcaro, mas afirmou que o ex-presidente não compareceu.
O senador declarou que tratava Vorcaro como "um investidor de um filme" e que desconhecia sua situação irregular. Ele justificou a falta de declarações anteriores sobre a relação com Vorcaro devido a uma cláusula de confidencialidade no contrato de financiamento do filme.
Questionado sobre uma operação da PF envolvendo o senador Ciro Nogueira (PI), Flávio Bolsonaro afirmou que citou o nome de Ciro como uma possibilidade de candidato a vice em um gesto político, mas que Ciro terá que se explicar sobre as acusações.
Fonte: O Globo