Ir para o conteúdo

sábado, 17 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

GINÁSTICA

Jade Barbosa celebra primeiro Dia das Mães e mira Olimpíadas de 2028

Jade Barbosa celebra seu primeiro Dia das Mães com a filha Eva, ressignificando a data. Aos 34 anos, a ginasta concilia a maternidade com o retorno aos treinos e mira os Jogos de Los Angeles-2028, inspirada pela força familiar e pela nova conexão com a filha.

Compartilhe
WhatsApp
Jade Barbosa celebra primeiro Dia das Mães e mira Olimpíadas de 2028

Aos 34 anos, a ginasta Jade Barbosa vive seu primeiro Dia das Mães com a filha Eva, de 5 meses. A data, antes marcada pela perda de sua mãe aos 9 anos, agora ganha um novo significado com a chegada da filha e do sobrinho recém-nascido, Flora. Jade relata que a presença das crianças preencheu um vazio familiar, trazendo beleza e renovação.

A atleta relembra a infância e a força do pai, César, que assumiu um papel duplo após a morte da mãe, cuidando de Jade com detalhes que antes eram femininos, como maquiagem e unhas, além de confecções para bonecas e uniformes. Essa dedicação paterna serve de inspiração para Jade em sua jornada como mãe.

Jade adota uma filosofia de apoio incondicional com Eva, inspirada em seu técnico Francisco Porath Neto: "O abraço no fim da série está garantido." Ela se compromete a estar presente para a filha, independentemente dos resultados ou circunstâncias.

Conciliando a maternidade com o esporte, Jade já retornou aos treinos, levando Eva para o ginásio. A recuperação pós-parto, supervisionada, avança gradualmente, com foco em não forçar o corpo. Ela passou por um parto cesárea após 28 horas de trabalho de parto, devido a complicações com o cordão umbilical de Eva, aprendendo a lidar com a resiliência e a adaptar expectativas.

A ginasta sente-se apoiada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e espera que sua experiência pós-parto ajude a estabelecer protocolos para outras atletas. Jade planeja sua volta às competições visando os Jogos de Los Angeles-2028, aproveitando o tempo para se preparar após uma cirurgia no joelho realizada antes da gravidez.

Apesar dos desafios da maternidade, como a privação de sono e o manejo da amamentação, Jade valoriza os momentos com Eva, como banhos e mamadas. Ela vê a maternidade como mais um recomeço em sua carreira, marcada por superações de contusões e cirurgias, incluindo uma recente no ligamento cruzado anterior do joelho.

Jade Barbosa busca o "melhor dos dois mundos", equilibrando sua paixão pela ginástica com a vida familiar, e celebra a possibilidade de retornar às competições, visando o Mundial e, principalmente, as Olimpíadas de Los Angeles.

Fonte: O Globo

Leia também