O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo, usou as redes sociais nesta quinta-feira (8) para defender a marca de produtos de limpeza Ypê, contrariando alertas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP). A Anvisa identificou risco sanitário em lotes com final 1, recomendação que foi reforçada pelo CVS-SP.
“Aqui em casa, gente, é só produto Ypê. Vamos acabar com essa sacanagem que estão fazendo com uma empresa 100% brasileira. Vamos nos supermercados comprar produtos Ypê”, declarou Mello Araújo em vídeo. A declaração ocorre após o próprio vice-prefeito ter sido preterido como candidato do PL ao Senado por São Paulo.
A polêmica envolve a suspensão de uma linha de produção da Ypê em Amparo (SP) devido à contaminação de produtos por micro-organismos, como a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Fiscais apontaram problemas de higiene e investigam a origem da contaminação. A família Beira, dona da Ypê, investiu R$ 1,5 milhão na campanha de Jair Bolsonaro em 2022.
Apesar do recurso apresentado pela empresa, o CVS-SP manteve a orientação para que os consumidores evitem os produtos. Segundo o diretor do CVS-SP, Manoel Lara, a companhia demonstrou incapacidade de resolver o problema de forma consistente. Falhas nas boas práticas de processamento, higiene e limpeza foram constatadas no ambiente de produção.