Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula diz a Trump que "ninguém respeita lambe-botas"

Em tom direto, Lula relatou a Trump que ambos, por terem 80 anos, "não brincam em serviço" e precisam de objetividade. Presidente reforçou abertura do Brasil para negócios com todos os países.

Compartilhe
WhatsApp
Lula diz a Trump que "ninguém respeita lambe-botas"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (8) que disse a Donald Trump, durante encontro na Casa Branca, que "ninguém respeita lambe-botas". A declaração ocorreu em evento em Brasília, onde Lula anunciou a renovação de contratos de energia elétrica. Ele ressaltou que os dois líderes, ambos com 80 anos, não têm tempo a perder e precisam ser diretos nas relações.

Lula disse a Trump que está aberto a debater qualquer assunto de interesse mútuo, como 'big techs' e crime organizado, e que o Brasil não tem veto a nenhum país para negociações comerciais. "Quem quiser fazer negócio com o Brasil, que venha. Estaremos de braços abertos", declarou.

O presidente reafirmou a orientação para que as equipes dos dois governos resolvam em 30 dias o impasse sobre tarifas de exportação e a investigação comercial dos EUA contra o Brasil. Trump, por sua vez, descreveu Lula como um "presidente muito dinâmico" em postagem nas redes sociais, informando que discutiram "muitos tópicos", incluindo comércio e tarifas.

Leia também