Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula diz a Trump que Brasil não tem veto e ninguém respeita 'lambe-botas'

Em tom direto, presidente Lula disse a Donald Trump que Brasil está aberto a negociações sem vetos e que 'ninguém respeita lambe-botas'.$

Compartilhe
WhatsApp
Lula diz a Trump que Brasil não tem veto e ninguém respeita 'lambe-botas'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (8), que o Brasil está aberto a discutir qualquer assunto com os Estados Unidos, sem vetos. Durante evento em Brasília, Lula relatou ter dito ao presidente norte-americano, Donald Trump, durante encontro na Casa Branca, que ambos, por serem homens mais velhos, não têm tempo a perder e precisam ser diretos.

"Somos dois homens de 80 anos de idade. E dois homens de 80 anos de idade não brincam em serviço, a natureza é implacável, teoricamente nós temos menos tempo pela frente. Por isso, nós temos que saber o que queremos fazer", declarou Lula.

O presidente destacou a necessidade de respeito mútuo nas relações internacionais. "Ninguém respeita quem não se respeita, ninguém respeita lambe-botas", disse.

Lula reafirmou a orientação para que as equipes dos dois governos resolvam em 30 dias o impasse sobre tarifas de exportação e a investigação comercial iniciada pelos EUA contra o Brasil no ano passado. O Brasil se mantém aberto a negócios com todos os países, com a garantia da soberania nacional.

"Nós não temos veto aos EUA, não temos veto à China, não temos veto à Rússia, não temos à França, não temos veto ao México, não temos veto à Alemanha. Quem quiser fazer negócio com o Brasil, que venha. Estaremos de braços abertos para comprar e para vender, estaremos de braços abertos para fazer transferência de tecnologia e receber tecnologia nova", completou.

Em redes sociais, Trump descreveu Lula como "um presidente muito dinâmico" e informou que ambos discutiram "muitos tópicos", incluindo questões comerciais e de tarifas.

Leia também