O pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o escândalo financeiro do Banco Master recebeu o apoio de 27 assinaturas do PP. O partido é presidido pelo senador Ciro Nogueira, alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (8 de maio de 2026) por suspeita de receber vantagens indevidas.
O requerimento, protocolado em fevereiro deste ano, conta com 281 assinaturas no total. O PL lidera com 89 adesões, seguido por partidos do Centrão. O PP, com 47 deputados e sete senadores, teve 27 assinaturas. Dois deputados do PP que assinaram migraram para outras siglas.
A operação da PF cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária em quatro estados e no Distrito Federal. Bens no valor de R$ 18,85 milhões foram bloqueados. A investigação aponta um possível arranjo entre Ciro Nogueira e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, beneficiando o Banco Master.
Em mensagens obtidas pela PF, Vorcaro celebra uma emenda parlamentar de Ciro que favorecia o banco. Ciro Nogueira afirmou manter diálogos com centenas de pessoas e não se sentir próximo apenas por interagir com elas. A sugestão de emenda de Ciro para aumentar a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) não foi contemplada no texto final do Congresso.
O governo Lula não se posicionou oficialmente sobre a instalação de CPIs do caso Master. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, indicou apoio a requerimentos de outras siglas que não atingiram o número mínimo de assinaturas.