O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Washington na noite desta quarta-feira, 7 de maio de 2026, para um encontro de trabalho com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agendado para o fim da manhã de quinta-feira.
Lula pousou na Base Aérea de Andrews por volta das 21h (horário local) e seguiu para a residência oficial da Embaixada Brasileira na capital americana, onde permaneceu sem contato com a imprensa.
A reunião entre os presidentes ocorrerá às 11h (horário local) e será o terceiro encontro entre ambos desde o retorno de Trump à Casa Branca. Os presidentes já se reuniram na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2025 e na cúpula da Asean em outubro do mesmo ano.
Viajaram com Lula os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington César (Justiça e Segurança Pública), Dario Durigan (Fazenda), Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
O governo brasileiro indicou que a pauta incluirá a prevenção de sanções comerciais, segurança, combate ao narcotráfico, regulamentação de big techs, minerais críticos e data centers.