A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estendeu por mais dois meses, até 30 de junho, a dispensa da obrigatoriedade de manutenção de estoques mínimos de gasolina e óleo diesel para produtores e distribuidores. A decisão visa garantir o abastecimento e conter a alta nos preços dos combustíveis, que foi intensificada pela guerra no Irã.
A medida, inicialmente em vigor de 30 de abril, busca flexibilizar a oferta no mercado, aproximando os estoques da ponta de consumo e aumentando a fluidez do suprimento. Com a desobrigação, empresas podem ofertar mais combustíveis, aliviando a pressão de demanda e freando a escalada de preços.
A resolução excepcional faz parte de um pacote de ações do governo federal e da ANP para controlar a inflação nos derivados de petróleo. O conflito no Oriente Médio afetou o transporte de petróleo pelo Estreito de Ormuz, rota vital que movimenta cerca de 20% da produção mundial, elevando os preços internacionais do barril de petróleo Brent. O Brasil, que importa cerca de 30% do diesel consumido internamente, sente os efeitos da volatilidade no mercado global.
Como parte das ações, o governo também implementou isenção de tributos e subsídios para produtores e importadores.