Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Ministro da Fazenda critica Rondônia por não reduzir ICMS do diesel

Dario Durigan classifica como "lamentável" a decisão de Rondônia de não aderir à redução do ICMS sobre o diesel, afirmando que a motivação é política e não técnica.

Compartilhe
WhatsApp
Ministro da Fazenda critica Rondônia por não reduzir ICMS do diesel

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, criticou nesta quarta-feira (6) a decisão do governo de Rondônia de não aderir à redução do ICMS sobre o diesel. Segundo Durigan, a recusa do estado, governado pelo Coronel Marcos Rocha (PSD), tem motivação política e não técnica.

"É lamentável que a gente tenha questões políticas orientando essa decisão neste momento em que estamos fazendo um esforço nacional em benefício da população", afirmou Durigan durante o programa Bom Dia, Ministro, da EBC.

O ministro ressaltou que a maioria dos estados, incluindo governados por opositores, aceitou a proposta para amenizar o impacto da alta dos combustíveis, provocada pela guerra no Oriente Médio, sobre a população.

Durigan lembrou que Rondônia, por depender fortemente do transporte rodoviário, tende a ser mais afetado pela alta dos combustíveis. Ele afirmou que levará o caso ao presidente Lula para avaliação de medidas alternativas.

Leia também