Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

PRIVACIDADE DE DADOS

LinkedIn é processado na Áustria por venda de dados

ONG austríaca Noyb acusa LinkedIn de vender dados de usuários e pede multa. Rede social exige plano pago para acesso a informações detalhadas sobre visualizações de perfil.

Compartilhe
WhatsApp
LinkedIn é processado na Áustria por venda de dados

A organização austríaca de defesa da privacidade Noyb entrou com uma ação contra o LinkedIn na Áustria. A ONG acusa a rede social de vender dados de milhões de usuários sem consentimento explícito.

A queixa foi apresentada à Autoridade Austríaca de Proteção de Dados. A Noyb representa um usuário que busca acesso às informações que a plataforma detém sobre ele. A organização também pede uma multa contra o LinkedIn, subsidiária da Microsoft.

Segundo a Noyb, o LinkedIn utiliza preocupações com proteção de dados para justificar a não entrega das informações solicitadas. No entanto, a empresa oferece o plano Premium para que usuários saibam quem visualizou seus perfis.

"As pessoas têm o direito de receber seus próprios dados gratuitamente", afirma Martin Baumann, advogado da Noyb. A organização questiona a legalidade do rastreamento de usuários pela rede social, pois o consentimento explícito não é solicitado.

A Noyb é conhecida por ações judiciais contra grandes empresas de tecnologia, forçando órgãos reguladores a agir contra violações do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) na União Europeia.

Leia também