Contribuintes que desejam aumentar as chances de receber a restituição do Imposto de Renda 2026 no primeiro lote devem se apressar. O prazo para enviar a declaração e garantir essa prioridade termina neste domingo, 10 de maio. O pagamento do primeiro lote está previsto para 29 de maio, data limite também para a entrega do documento à Receita Federal.
A regra geral é simples: quem declara primeiro, recebe primeiro, desde que não haja pendências. Erros ou inconsistências podem levar à malha fina, o que adia o recebimento até a regularização.
Além da ordem de envio, o uso da declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix aumentam as chances de inclusão no primeiro lote.
A Receita Federal ainda não divulgou a data exata para consulta do primeiro lote, mas a expectativa é que seja liberada em 22 de maio, uma semana antes do pagamento.
A partir deste ano, o número de lotes de restituição foi reduzido de cinco para quatro. O cronograma previsto é: 1º lote em 29 de maio, 2º em 30 de junho, 3º em 31 de julho e o 4º em 28 de agosto.
A legislação estabelece uma ordem de preferência para o pagamento das restituições, independentemente da data de envio. Idosos com mais de 80 anos têm prioridade máxima, seguidos por idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores e, por fim, quem utiliza a declaração pré-preenchida com recebimento via Pix. Os demais contribuintes vêm por último.
O prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda 2026 é 29 de maio, às 23h59min59s. Perder o prazo para quem é obrigado a declarar pode resultar em multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Especialistas alertam para a atenção no preenchimento, pois informações incorretas podem levar à malha fina e atrasar ou até suspender a restituição. A Receita recomenda revisar todos os dados antes do envio e evitar deixar a declaração para os últimos dias, quando o sistema pode apresentar instabilidade.
Este ano, o número de declarações retidas na malha fina aumentou devido a problemas no novo sistema de cruzamento de dados da Receita. O Fisco passou a considerar informações do eSocial e da EFD-Reinf, e erros na prestação dessas informações por empresas e órgãos públicos levaram à retenção de mais declarações.
Até o momento, com 25 dias para o fim do prazo, cerca de 43,1% dos 44 milhões de declarações esperadas já foram enviadas. Deste total, 69,9% terão direito a restituição.