O meia Giorgian De Arrascaeta, estrela do Flamengo e do Uruguai, sofreu uma fratura na clavícula direita durante a partida contra o Estudiantes, pela Libertadores. A lesão, ocorrida após uma dividida, levanta dúvidas sobre sua participação na Copa do Mundo de 2026, que se inicia em 43 dias. A ausência de Arrascaeta se soma a uma crescente lista de jogadores importantes que ficarão fora ou são dúvida para o torneio.
Entre os desfalques confirmados, o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid, que passou por cirurgia no joelho, é um dos nomes de peso fora da Copa. Outros 13 jogadores, incluindo Rodrygo, Gnabry, Militão, Samu Aghehowa, Xavi Simons, Hugo Ekitiké, Gvardiol, Schouten, Panichelli, Foyth, Malagón, Salisu, Agyemang e Minamino, também tiveram suas ausências confirmadas por lesão.
A lista de jogadores sob dúvida é igualmente expressiva. Além de Arrascaeta, o lateral Piquerez, companheiro de seleção uruguaia, o croata Luka Modric e o espanhol Lamine Yamal são alguns dos nomes que podem perder o mundial. Outros jogadores como Arda Güler, Cristian Romero, Hakimi, Estêvão, Jack Grealish e Piquerez também lidam com problemas físicos que ameaçam sua participação.