Ir para o conteúdo

sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Governo propõe incluir gastos para viabilizar piso da assistência social

Estratégia do governo visa incluir gastos já existentes para viabilizar piso da assistência social, reduzindo impacto fiscal e facilitando aprovação no Congresso.

Compartilhe
WhatsApp
Governo propõe incluir gastos para viabilizar piso da assistência social

O governo e o relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece um piso para a assistência social buscam uma solução para reduzir o impacto fiscal da medida. A estratégia envolve enquadrar gastos já existentes, mas que não eram considerados na regra original, como despesas de assistência social. A manobra visa facilitar a aprovação em segundo turno na Câmara dos Deputados, prevista para o final deste mês.

A PEC, aprovada em primeiro turno no dia 8 de abril, determina a destinação escalonada de até 1% da receita da União para a área, criando um piso constitucional similar aos de saúde e educação. O impacto fiscal estimado inicialmente é de R$ 36 bilhões em quatro anos, podendo alcançar R$ 100 bilhões em uma década. O percentual mínimo começará em 0,3% em 2027, subindo gradualmente até atingir 1% em 2030.

O texto precisa ser aprovado em dois turnos em ambas as casas legislativas. Após a aprovação inicial na Câmara, o governo solicitou adiamento da votação em segundo turno para avaliar o impacto orçamentário. Negociações entre o relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), e o governo buscam uma proposta alternativa que mantenha o cerne do texto sem alterar o escalonamento.

A principal discussão gira em torno da definição de quais despesas poderão ser contabilizadas para o cumprimento do piso. A proposta é restringir o cálculo às ações formalmente vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), excluindo despesas de caráter social executadas por outros ministérios.

"A nossa ideia é que esse texto, a ser acordado com o governo, seja o texto já votado no Senado e, consequentemente, não precise voltar para a Câmara", afirmou Figueiredo. A intenção é que a proposta, após aprovação em segundo turno na Câmara, seja votada e promulgada sem a necessidade de retorno ao Senado.

Leia também