A Corte de Apelação de Roma confirmou nesta quinta-feira (16) uma nova decisão favorável à extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. O pedido partiu do governo brasileiro após condenações no Brasil.
O tribunal italiano já havia se posicionado a favor da extradição no caso de invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça em 2023. Agora, a corte acatou o pedido relacionado a uma segunda condenação por porte ilegal de arma de fogo, que resultou em 5 anos e 3 meses de prisão.
A segunda condenação decorre do episódio em que Zambelli sacou uma arma em via pública em São Paulo, em outubro de 2022, perseguindo um homem que a criticou. O incidente ocorreu pouco antes do segundo turno da eleição presidencial.
Zambelli, que alega perseguição política, recorreu da primeira decisão e também pode recorrer da segunda. Ela deixou o Brasil em junho do ano passado com passaporte italiano, antes de ter a prisão determinada pelo STF.
Após sua saída do país, o Brasil solicitou a extradição. Zambelli foi presa em Roma em julho e teve pedidos para aguardar a decisão em liberdade negados. Atualmente, ela está detida no presídio de Rebibbia, em Roma.
A decisão final sobre a extradição caberá ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, mesmo com as decisões favoráveis das cortes.