Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Fim da escala 6x1 será discutido por PEC, anuncia Arthur Lira

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anuncia que fim da jornada 6x1 será debatido em Proposta de Emenda à Constituição. Texto deve ser votado no plenário ainda em maio. Outras pautas incluem regulamentação de entregadores e financiamento do SUAS.

Compartilhe
WhatsApp
Fim da escala 6x1 será discutido por PEC, anuncia Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou nesta terça-feira (7) que o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 será conduzido por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A decisão do governo de não enviar um projeto de lei com urgência sobre o tema foi confirmada após uma reunião de líderes.

A PEC, que já está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), trata da redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial. Atualmente, a Constituição Federal estabelece um limite de oito horas diárias e 44 horas semanais. As propostas em tramitação na CCJ, apresentadas pelas deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG), visam limitar a jornada semanal a 36 horas.

Lira informou que, após a aprovação na CCJ, será criada uma comissão especial para aprofundar a discussão. A expectativa é que o texto seja votado no plenário da Câmara ainda em maio, após a aprovação na comissão especial, permitindo que diversos setores da sociedade apresentem suas contribuições.

Em paralelo, a Câmara deve votar nesta semana o projeto de lei que regulamenta o trabalho de motoristas e entregadores por aplicativo, buscando garantir direitos como previdência, seguro saúde e seguro de vida para esses profissionais. Outra pauta prevista é a PEC 383/2017, que visa vincular 1% da Receita Corrente Líquida da União ao financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Leia também