Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

FUTEBOL

Franclim Carvalho é o novo técnico do Botafogo

Franclim Carvalho chega ao Botafogo para sua segunda passagem, desta vez como técnico principal. Português de 39 anos traz experiência internacional e busca modernidade tática.

Compartilhe
WhatsApp
Franclim Carvalho é o novo técnico do Botafogo

Franclim Carvalho desembarcou no Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (3) para assumir o comando técnico do Botafogo. O português retorna ao clube dois anos após sua primeira passagem, quando chegou em 3 de abril de 2024 como auxiliar de Artur Jorge. Naquela ocasião, acompanhou o treinador nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores.

"É uma felicidade gigante e uma honra voltar a estar aqui. Faz precisamente dois anos que cheguei a primeira vez, em 3 de abril de 2024. Me considero um felizardo por poder estar aqui pela segunda vez. Acho que essa felicidade está perceptível", declarou Carvalho em sua chegada.

Esta será a segunda experiência de Carvalho como técnico principal. Em 2021, ele comandou o B Sad, de Portugal, em 18 partidas, obtendo três vitórias, seis empates e nove derrotas. Posteriormente, atuou como preparador de jogadas ofensivas nas comissões técnicas de Artur Jorge no Braga-POR, Al-Rayyan (Catar) e Botafogo.

A diretoria do Botafogo, após a saída de Martín Anselmi, considerou diversos nomes para o cargo, incluindo Tite, Juan Pablo Vojvoda, Fernando Diniz e Hernán Crespo. A escolha por Franclim Carvalho, de 39 anos, recaiu sobre sua juventude, potencial para implementar modernidade tática, formação na escola portuguesa, custo-benefício e familiaridade com o futebol brasileiro e a estrutura do clube.

O treinador também recebeu uma sondagem do Tondela-POR, mas optou pela oportunidade no Botafogo, considerando a situação delicada do clube português na zona de rebaixamento.

Uma das principais missões de Carvalho será blindar o elenco e o centro de treinamento contra as crises extracampo que afetam a gestão da SAF de John Textor, incluindo atrasos de pagamentos a jogadores e a possibilidade de novas punições da FIFA.

Leia também