O Rio de Janeiro se tornou o centro das discussões sobre o futuro do turismo brasileiro com a realização da primeira edição da feira TurisMall. O evento, que começou nesta quinta-feira (12) e segue até sábado (14), reúne governos, líderes internacionais, investidores e entidades para debater e fomentar o setor.
A TurisMall ocupa espaços icônicos da cidade, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Copacabana Palace, a Casa Firjan e a Associação Comercial do Rio de Janeiro. O Museu do Amanhã, em particular, serve como ponto de encontro para agentes e operadores, abrigando também estandes de empresas e estados que buscam fechar negócios.
O evento conta com 20 expositores da iniciativa pública e privada, com destinos como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis confirmados. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o crescimento expressivo do Brasil no turismo internacional, com mais de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025, um aumento de 37%.
"O Brasil oferece uma experiência em todos os cantos. O maior produto de exportação é a alegria do povo, com muita diversidade na cultura", afirmou Freixo durante a abertura. O Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, complementou, informando que janeiro de 2026 registrou o melhor desempenho da série histórica em passageiros domésticos, com mais de 9 milhões de turistas internos.
A empresária Mônica Medeiros, criadora do evento, ressaltou a importância de liderar um evento setorial de turismo e negócios como mulher, carregando responsabilidade e visão de futuro. "Ao inaugurar o TurisMall no Museu do Amanhã e em outros espaços emblemáticos do Rio de Janeiro, buscamos ir além da experiência, com geração de impacto econômico fomentando os negócios locais, promovendo um legado para a cidade", declarou.